Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Mensagem para a vida social 6: Vida sentimental

(Foto: Solidao01.jpg Original do site: www. sensoincomum.files.wordpress.com)


"No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor" (1 João 4.18).

Costumo pensar na vida quase sempre que tenho tempo. Andei percebendo que existem algumas coisas que podem nos tirar da presença de Deus. Estas coisas vem de uma maneira que as vezes temos que sentar e pensar em como resolver... Mas mesmo assim, tem situações que nem adianta parar para pensar. Só o tempo mesmo seria capaz de resolver. Daí pode ser que você já cansou de esperar e tentou dar um jeitinho, assim como eu já fiz. Tentei desabafar para melhorar...Melhorei, mas tem coisas que SOMENTE sua fé poderá ter ajudar.

O mundo não mede esforços para te oferecer coisas agradáveis aos seus olhos e também não mede maneiras de tirar você da casa de Deus e tornar a vida cristã um fardo. E uma destas coisas que pode nos tirar da presença de Deus é o lado sentimental.
Durante estes meses de vida do Mania Cristã, temos apresentado aqui série de mensagens que tem a ver com a vida sentimental ( namoro, casamento, saber esperar, etc.), mas desta vez iremos abordar isto mais a fundo.

A ÁREA MAIS COMPLICADA DA VIDA CRISTÃ JOVEM

Andei pesquisando com alguns jovens que vem até a mim para conversar e também para os que já conversei, e percebi que existe um fardo na vida espiritual dos jovens chamado sentimento. Mais fardo ainda do que problemas na vida financeira,vida familiar e espiritual. A falta de um namorado(a), as dificuldades de um namoro ( chamado de "namoro enrolado" por alguns), tentações sexuais, namorado(a) de igreja diferente, encontro frio e sem graça, o jovem não atende o telefone, não pára de ligar, Internet a procura de um namoro, ou senão coisa pior... tem sido para os mesmos "o fim do mundo".

Deus é um ser capaz de observar as coisas em sua volta e ver TUDO. Mesmo que haja pessoas que não acreditem nisto, Deus está em todos os lugares. Deus também está vendo a sua situação e estará disposto a lutar com você esta peleja para que você venha alcançar a felicidade nesta área. Graças a Deus por isso.

RESOLVENDO O PROBLEMA: QUANDO O JOVEM ESTÁ A PROCURA DE NAMORO

Quando solteiro e sem namorado(a), um jovem cristão pode muito bem procurar sua outra metade. Para isto deve-se então prestar atenção nas situações. Como por exemplo, o lugar aonde você pisa. Seus pés devem ser santos, isto é, você não deve ir buscar por isso dentro de um baile ( se bem que hoje em dia existem bailes gospel, que aliás tem muita coisa gospel hoje em dia não é?), ou dentro de uma festa de rua, ou um show aí que não seja de adoração a Deus. Meio radical isto? Talvez, mas pense comigo: Você precisa de uma mulher(homem) de Deus ou uma mulher(homem)? A diferença aí é que a pessoa é de Deus. Então para que dê certo, você precisa ser de Deus. Precisa fazer o que Ele te manda fazer. Então fazendo isto, já é meio caminho andado.

Depois então que você parou ou evitou de pisar aonde não deve e a decidir se quer uma pessoa de Deus ou não, o próximo passo é procurar. Procurar uma pessoa é muito fácil. Difícil é encontrar alguém que "bata" com as suas preferências. Afinal de contas, mesmo sendo uma pessoa de Deus, você irá querer uma beleza externa. E isto não é errado não!

Você pode procurar esta pessoa de várias formas. Uma delas é indo a igreja em reuniões de solteiros ou reuniões jovens, tem também a Internet que na minha opnião é uma das melhores opções. Na Internet temos o famoso orkut, que é um site de relacionamentos criado justamente para que venham ser feito relacionamentos entre as pessoas. Você pode entrar em comunidades de cristãos solteiros ou optar pelo filtro de pesquisa, facilitando assim a sua procura. Existe também o comunicador instantâneo: O Microsoft Menssenger ou Windows live menssenger, ou popularmente chamado de MSN. Ambos podem ser usados para que venham adquirir chances de conversação e criar um novo amigo. Existem também na internet a opção de entrar em um chat. Aonde você entra em salas de bate-papo e pode encontrar pessoas interessantes para conversar.
Após a procura, você precisa esperar em Deus, sempre orando e entregando nas mãos de Deus as dificuldades de estar sozinho e agradecer a Deus por o ouvir.


QUANDO VOCÊ CONHECE ALGUÉM...

Diz um ditado: "quem procura, acha". Ele é um dos ditados mais certos que há. Diante disto vamos supor que você encontra a pessoa ( continue orando para que isto se torne verdade) em alguma situação. Vem então a opção de marcar um encontro entre vocês dois. Como é primeiro encontro o ideal é encontrar um local aonde vocês possam se ver e conversar muito bem. Evite lugares muito barulhentos, isto poderá atrapalhar.

Além do mais, você precisa atentar para cada detalhe na pessoa que você está conversando. Observe como se veste, anda, fala, e etc. Mas saiba que apesar de que "a primeira impressão é a que fica", você deve vigiar o andamento do relacionamento. Estude bem a pessoa antes de começar o namoro.


RESOLVENDO O PROBLEMA : QUANDO O NAMORO ESTÁ NO INÍCIO.

Início é muito bom. Primeiras conversas, carinhos, primeiros encontros aonde você até quer contar quantas vezes se viram e acaba perdendo a conta. Tudo isto é muito bom... Tudo isto resulta em momentos únicos, aonde você se sente a pessoa mais feliz do mundo. No entanto, existem muitas coisas que impedem de um namoro progredir e você que namora precisa atentar para isso: Inveja, fofoca, ciúme exagerado e segredos.

Inveja

É um sentimento tão vil que deveria ser um crime! existem pessoas que ao te ver namorando alguém coloca ali um desejo de afastar vocês dois. Além de outros rapazes quererem "dar em cima" da sua namorada ou vice-versa. Parece que a felicidade de vocês dois incomoda ( o que é a realidade mesmo).

Ciúmes exagerados

Este ciúme para minha surpresa não é vindo só da outra metade. Vocês também podem facilmente sentir ciúmes dos amigos de seu par. Se não tomar cuidado com o ciúme ele irá lhe consumir e fazer você encontrar coisas que não existem.

Fofoca

A fofoca é o resultado da soma inveja+ciúme. "Bocas nervosas" são capazes de tudo para revelar seus maus feitos para seu namorado (sua namorada). Além de tudo são capazes de falar de outra pessoa para ser "reserva" do seu par, caso outra já esteja vacilando.

Segredos

É inevitável um ser humano ter segredo em minha opnião. Pode ser que existam alguns que não tenham. Mas se você for um dos que tem, aconselho a expor para o seu par, caso isto seja algo que venha ser bom para os dois ou então caso você queira só compartilhar. ''Melhor seria ouvir de sua boca do que de outras''.

Claro que um namoro não deve ser um padrão de um outro, cada um sabe aonde dói. Portanto seja cauteloso com seu namoro para que ele venha fluir desde o começo em diante.

RESOLVENDO O PROBLEMA: O NAMORO COM UM TEMPO DE CONTATO

Nesta fase do namoro, se ambos não estiverem bem um com o outro haverá o esfriamento. É preciso muita oração e conversa para que tudo vá bem... Para que as diferenças sejam superadas.
Deve ser analisado cada detalhe assim como foi dito anteriormente, mas agora se deve analisar cada palavra dita, para que então as brigas venham inexistir.

Perdão

Saber perdoar é uma das características de Deus. Se você sabe perdoar você tem traços de Deus. Assim como um filho herda traços de seus pais. Saiba que se você perdoa uma pessoa, você quebra no mundo espiritual uma grande barreira que impede a união em seu relacionamento com ela.

Primeiro amor

Primeiro amor é o termo usado na bíblia para o cristão recém-convertido na fé. Conta a bíblia que o primeiro amor é algo muito agradável a Deus. Que isto O alegra. O primeiro amor é aquela intensidade poderosa que mais parece uma chama quando se joga um líquido inflamável, mas vem o tempo e esta chama vai se apagando. Em um relacionamento, se o casal atentar para isto e viver este amor, será impossível detê-los.

"Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor,
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras (...)
( Apocalipse 2. 4 e 5a)"


CONCLUSÃO

Amor é algo forte. Diz a palavra de Deus que ele tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Diz também que Deus nos deu um espírito de amor.

"Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
(1 Coríntio 13.7)

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."
(1 Timóteo 1.7)

Então concluo que mesmo que haja um tempo de espera, é melhor seguí-lo. Com certeza esperar em Deus é muito bom. Você deve correr atrás daquilo que almeja, porém deve fazer tudo a seu tempo. "Há o tempo de abraçar e de afastar-se de abraçar"(Ver Eclesiastes 3). Diante de Deus em oração pergunte a Ele qual é o tempo de abraçar uma causa e qual é o tempo de afastar-se desta. Ele vai te responder de um modo ou de outro. Creia nisto. Sua vida sentimental está sendo observada por Deus. Ele cuidará de você. Basta você buscar sem desanimar por esta causa em oração e propósitos.
Pense nisso...
Deus abençoe a todos

3 comentários:

Wagner disse...

Legal brunão, continue esse trabalho legal que você fez!!!

papo calcinha disse...

lindo o que você escreveu aqui.
no texto você citou que com o tempo tem fofoca,inveja,ciume etc..
e realmente isso enfraquece.
acabei de sair de um relacionamento,ele ficou cego com o que os amigos falaram,é uma pessoa completamente diferente.
sofro bastante,gostaria de saber se pode postar sobre o fim? como reagir,como lhe dar com a dor,como orar pelo seu parceiro,como ajuda-lo;

Estela disse...

Bruuno me passa seu msn ? Estou passando por algo ! quero conversa com alguem =/

Publicidade: