Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mensagem para a vida social 5: Primeiro emprego



primeiro emprego
(Foto: primeiroemprego4.jpg Original do site: www.dialogosuniversitarios.com.br)


"Porque diz a Escritura: (...)Digno é o obreiro do seu salário." (1 Timóteo 5.18)

Muita das coisas que um jovem almeja em sua vida é um emprego para garantir algum dinheirinho no fim do mês. Outros optam por provas e concursos, outros por cursos técnicos ou simplesmente se especializa em alguma profissão com alguém conhecido.

O mercado de trabalho está cada vez mais extenso e ao mesmo tempo está rigoroso com seus candidatos. Percebemos que também o nível de desemprego oscila bastante. Segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego nacional esta em 8,1% da PEA (População Economicamente Ativa).

O jovem hoje em dia deve procurar se identificar em alguma área de atuação para que ele venha se encontrar profissionalmente e também conquistar seu espaço. Assim então ele crescerá na sua empresa, ganhará maturidade (experiência) e também irá elevar o nível de seu currículum.

Nesta mensagem iremos ministrar alguns conselhos para que o jovem que for enfrentar o primeiro emprego venha se sair bem e conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

NA HORA DA ENTREVISTA...

Claro que não podia ficar sem falar naquela entrevista que você participa que na qual te deixa nervoso ou ansioso se vai conseguir ou não. Realmente as coisas novas costumam assustar as pessoas. Na entrevista o jovem precisa se manter calmo e concentrado. Além de se manter objetivo na hora de responder as perguntas. Evitar dizer gírias ou expressões informais também são muito úteis para manter uma boa imagem de você. Falando em imagem, é bom notar também sua aparência quanto ao que veste, o cabelo e a barba, assim como as unhas também.

Um jovem precisa entender que quem é dono de todas as coisas é o SENHOR DEUS. Então antes de partir para uma entrevista é bom entregar todas as dificuldades nas mãos de Deus. Para que ELE então cumpra sua vontade e que as coisas vá de acordo como devem ir. Se o emprego não for para você, não será. Se for, será!

CONQUISTANDO SEU ESPAÇO...

Com o emprego em mãos, é hora então de lutar por ele. Você precisa agora conquistar seu espaço dentro da sua empresa com sua capacidade, honestidade, humildade e companherismo. Você não vai a lugar algum se continuar achando que só você é capaz de conseguir as coisas e de que vai perder. Outro dia estava vendo um filme e aprendi uma lição no final do filme. Um policial julgava ter resolvido o caso. Até que quando se deu conta um outro policial era corrupto e já havia transferido milhões para a sua conta. O filme então termina com o policial corrupto falando ao mocinho do filme: "Aprenda uma lição:Nem sempre se pode ganhar". Então guarde com você o fato de que em algum momento as coisas não irão funcionar. Mantenha a calma e tente de novo. Peça ajuda se for necessário.

Nas horas de trabalho procure reservar tempo para Deus, de tal forma que o que você vier fazer, Ele venha ouvir de você, como se fosse realmente um diálogo. Se manter bem com Deus irá influenciar diretamente em sua vida profissional.

DÍVIDAS

Vale lembrar que conforme vem o emprego, o trabalho do dia-a-dia, vem também o seu primeiro salário. É aí aonde você passa a ver em suas mãos ou na sua conta, dinheiro para poder sacar e sair gastando. Bom que você venha guardar uma parte para que não venha então depois quando precisar não ter nada.

Nas horas de receber também virão os desejos compulsivos de querer comprar coisas, fazer cartão de crédito e outras coisas também. Necessário também para ajudar em casa com as contas domésticas como luz, água, telefone, gás...

Você precisa ser administrador de seu próprio dinheiro. Para que você venha fazer os investimentos corretos. E ainda poder comprar as coisas que almeja. Isto então tornará seu trabalho proveitoso e irá te render muito menos prejuízos.

"Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado." ( Ageu 1.6)

MUDANÇA DE CARÁTER

Podem ter pessoas que venham discordar disto. Mas um trabalho pode influenciar na vida emocional de uma pessoa. Esta pessoa pode se tornar mais arrogante ou então mais responsável. isto depende muito da situação. Como por exemplo a condução que se pega para ir trabalhar, trânsito, o dia no trabalho, a falta de lazer, as dívidas e o cansaço. Saber lhe dar com tudo isto é um dom da parte de Deus. Um jovem cristão precisa aprender isto desde cedo para que então venha se portar melhor com o caso. Ao ser humano foi dado o trabalho para que do suor venha se alimentar, se vestir e se divertir. É algo natural para todos nós.

"O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos." ( Isaías 3.9)

CONCLUSÃO

A vida profissional é tão importante quanto as outras áreas da vida. Precisamos de dinheiro para obter aquilo que precisamos. Precisamos de um emprego para poder constituir uma família. Para poder ajudar com as coisas em casa e tudo mais.

Coloque-se diante de Deus para que então tudo te vá bem. Procure seu emprego, acredite em você, MAS ANTES DE TUDO DEPENDA DE DEUS. Buscai-o em primeiro lugar na sua vida. E com certeza você será feliz nesta área. Pois Deus irá prosperar você aonde você estiver.

"(...)Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis"
(2 Crônicas 20.20)

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Publicidade: