Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Mensagem para a vida social 1: O Amor

(foto : eu-queria-ser-amor-geisa.jpg obtido do site: http://asmiudasdobairroamarelo.blogspot.com)



"Beija-me ele com os beijos de sua boca; porque é melhor o seu amor do que o vinho."(Ct. 1.2)


12 de junho, dia de troca de presentes, cartões...dia de lojas cheias, restaurantes lotados... dia de namorar como diz a minha namorada. Hoje vamos abordar o dia dos namorados, seu contexto e claro, um estudo referente ao namoro cristão.

Este dia que é chamado em diversos países como o dia de São Valentim e também é comemorado em fevereiro. No Brasil como se sabe, é comemorado em junho. na véspera do dia 13, dia de Santo Antônio o famoso santo português chamado de "santo casamenteiro" . Segundo algumas visitas que fiz em sites este dia de junho foi desenvolvido em torno dos anos 40, que no qual foi e está sendo até hoje um grande dia para o comércio vender produtos. Alguns mais tradicionais como cartões e flores são os mais vendidos. O dia dos namorados foi criado basicamente para dedicar um dia entre casais para que estes venham trocar presentes e firmar ainda mais seus relacionamentos. Temos em vista que Deus se agrada de um casal de namorados e com certeza Ele aprovaria o dia dos namorados. Apesar de não se ler nada referente a palavra "namoro" na Bíblia Sagrada podemos ver que existe a troca de confidências e até mesmo de palavras amorosas entre casais. E claro, que se vamos falar sobre um relacionamento amoroso, só mesmo o livro de cantares para falar isto com tanta exatidão.
Este livro possui alguns personagens baseados em diálogos que eles oferecem uns aos outros: O rei Salomão, a Sunamita, seu amado o pastor de ovelhas, as Damas da corte (filhas de Jerusalém) e as mulheres de Jerusalém (filhas de Sião).
Este amor que ela exprime durante os doces versos do livro são unicamente para seu esposo(Que não é Salomão,como muitos, inclusive eu pensava). O livro de cantares fala sobre a tentativa de Salomão em sua juventude em conquistar esta mulher camponesa. Mas seu amor pelo pastor (o esposo) é muito maior do que qualquer coisa que possa existir. ( As muitas águas não poderiam apagar este amor nem os rios poderiam afogá-lo: ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por teste amor certamente o desprezariam. Ct8:7). Salomão tenta muitas vezes se aproximar desta mulher camponesa oferecendo bens materiais, fazendo elogios de alto grau a ponto de ressaltar a beleza em detalhes um tanto exótico como também bem descritivo.
E esta Amada Sulamita que era tão desejada pelo rei dizia: "Eu sou do meu amado e o meu amado é meu(...)". Nada! Nem ninguém pôde segurar este amor infindável da Sulamita com seu amado.
No final do livro de Cantares o casal apaixonado terminam seus dias juntos e felizes. Voltam para o campo aonde moravam(alguns detalhes da casa Ct 1:17).

Lendo o livro de Cantares e fazendo um estudo bem aprofundado vemos que precisamos encontrar um amor assim para que vivamos bem sobre esta terra. Num relacionamento existem momentos altos e baixos, bons e ruins. Mas percebe-se que neste livro somente o mau momento entre aquele casal foi a distância! A sunamita no capítulo 3 verso 1 à 5 fala de um sonho(mais um pesadelo) aonde ela buscava seu amado e ninguém a ajudava, e pior, os guardas a espancaram. Tamanha era a saudade que aquela mulher tinha! No seu namoro, noivado e casamento deve haver a saudade na hora de se despedir. Você sentirá dores no peito pela ausência de sua amada ou de seu amado.

Mas em si, Deus quer te dar um conselho: Apanha-me as raposas e as raposinhas que fazem mal as vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.(Ct.1:15). Existem pequenos problemas que podem causar grandes estragos à sua "vinha que está em flor". Esta vinha que está em flor é justamente o seu namoro! Evite todos os erros que puder com seu namorado ou com a sua namorada. Namoro não pode ser um jugo sobre a vida dos jovens. Você está namorando para conhecer a pessoa que pretende se casar um dia. Mesmo que esteja cedo ainda para se pensar nisso, você com certeza uma hora terá que pensar nisso.

Evite desgastar seu namoro com rotinas. Passeie bastante! Façam coisas à dois. Faça valer a pena!

Evite os ciúmes, o orgulho e ore sempre para que a inveja venha se dissipar do meio de vocês. Mas em si também evite dar motivos para confusões. Tudo isso pode ser uma raposinha querendo comer as vinhas. Deixando aquilo que era tão bonito em um deserto.

Aproveite este dia 12 de Junho para expressar o seu amor pelo seu namorado(a). Aliás, faça isso todos os dias em que se encontrarem. Vivam como se fosse o último dia de vocês!Isso mesmo. Aproveitem a cada minuto e sempre tratem-se conforme gostariam se ser tratado. Um feliz dia dos namorados para os casais.

Deus abençoe!



Um comentário:

Rafaela disse...

Vou começar com uma pergunta.
O que não fazemos por Amor?
Você saberia me responder?
Pois eu e meu namorado não temos a resposta pra essa pergunta.

Mais falar de Amor é fácil,prática-lo que é difícil.Amar quem nos ama é mais fácil ainda,mas quando temos que amar aquele que nos aborrece é aí que as coisas mudam.

Dia 12 de Junho é considerado o "Dia dos Namorados".
Mais particularmente pra mim todos os dias é "Dia dos Namorados".

Não precisamos de um dia específico pra dizer a quem nos ama que ele(a) é especial pra nós,ou até mesmo pra lhe dar um presente.
Pois o maior presente que poderiamos ganhar é o de ter todo dia ao nosso lado uma pessoa maravilhosa,que nos ajuda e nos apoia.

Faça diferente demostre todo o dia pra seu namorado(a)que você o(a) ama.Surpreenda,faça valer a pena.

Publicidade: