Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mensagem do Mês de Aniversário 18: Gigantes de hoje em dia


(Foto: David_e_Golias Original do site:http://soberanagraca.blogspot.com/2008/07/o-esprito-do-pentecostalismo.html)

Nesta décima oitava mensagem de hoje iremos abordar sobre um tema meio que incomum: Gigantes. Existiu mesmo os gigantes? Seriam estes bons ou maus? E o que representaram estes gigantes para os servos de Deus antigamente e o que representa para nós hoje em dia. Boa leitura.


A POSSÍVEL ORIGEM


"Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama." (Leia em Gênesis Cap. 6 Vers. 4)

Em pesquisas a sites, podemos encontrar diversos artigos e matérias falando sobre o assunto. desta mensagem. E em uma destas matérias encontrei um artigo com bastante ênfase e que retiraria muitas das dúvidas existentes.

Neste site aprendi que os gigantes foram provenientes da união filhos de Deus x filhas dos homens. Os filhos de Deus seriam os filhos do Terceiro filho de Adão e Eva: Sete ou Set. E as filhas dos homens representam os filhos da descendência de Caim. A descendência de Caim era idólatra e a de Set era serva de Deus. Porém houve esta união gerando estes filhos que a bíblia os chama de valentes ou de gigantes.

Os gigantes são mencionados diversas vezes na Bíblia no Antigo Testamento. E há um versículo muito curioso presente na Palavra de Deus:



“Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” (Número 13.33)

Então dá para ter uma idéia visual do tamanho destas criaturas. Imagine só sermos de um

Existem também algumas fontes que afirmam que os filhos de Deus seriam os anjos. Mas isto seria impossível pois anjos são seres espirituais e como muitos dizem: Eles não possuem orgão reprodutor.


GIGANTES SÃO BONS OU MAUS?


Ao analisar a Bíblia e também ao comparar com as pesquisas feitas, percebemos que o caráter de um gigante é de homens (curioso que não foram mencionados se existem gigantes mulheres) corajosos e agressivos. Como também homens de guerra e peritos em armas. Além de portarem uma grande força.

“Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.” (Leia 1 Samuel Cap.17 Vers.33)”


O gigante mais famoso de toda a história da Bíblia é o Golias. Este fora conhecido pelo seu imenso poder de domínio e conquistas. Era também aparentemente a maior arma de ataque e defesa dos filisteus.


1 Samuel:

“1 E OS filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.

2 Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus.

3 E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles.

4 Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo(2,90m aproximadamente).

5 Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.

6 E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.

7 E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.

8 E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.

9 Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.

10 Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.

11 Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.”

Golias foi um dos homens mais poderosos dos filisteus. Capaz era de propor desafios pela sua tamanha força. A confiança daquele povo estava em um homem de grande força e autoridade, um valente.


GIGANTES DE HOJE EM DIA: CONCLUSÃO


Nos dias de hoje não existem mais gigantes. Existem em alguns casos pessoas que possuem uma estatura elevada. Porém vemos que da forma como era apresentado um gigante é a mesma forma que hoje em dia vemos um “problemão”. Existem momentos aonde estamos diante do problema, temos até condições de vencê-lo, mas pela sua imensa estatura não conseguimos. Ora, o pequeno Davi só necessitou de fé e da sua determinação para colocar aquele gigante tão valente e opressor no chão. Teria lógica um ser tão ínfimo ou como um “gafanhoto” como era Davi em relação a Golias, vencer a luta? Claro que não!

Todos estavam espantados e atemorizados. Uns já poderiam até estar vendo seu futuro como escravo. Outros querendo ir , mas o medo falava muito mais alto do que a fé. Mas Davi fez o seguinte:


“40 tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.

42 E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.

43 Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.

44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.

45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

46 Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;

47 E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

48 E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.

49 E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.

51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.

52 Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom. “

Ao ler esta história podemos perceber que em nossas vidas também possam haver situações aonde somos afrontados e até mesmo não sabemos de onde virá o nosso socorro. Porém se percebermos, no versículo 47 diz que O Senhor Salva e ENTREGARÁ o problema em NOSSAS MÃOS. Para isto precisamos enfrentar de acordo com a nossa fé os nossos males. Assim como foi feito com Davi, poderá ser feito conosco também. O Deus que foi com ele é o mesmo HOJE E SEMPRE.

Se nós crermos, veremos a glória de Deus. Diz Jesus Cristo. Apesar de não ser muito lido. Após esta vitória, os guerreiros de Israel venceram outros quatro gigantes:

2 Samuel 21:

“15 Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou.

16 E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre, e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi.

17 Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.

18 E aconteceu depois disto que houve em Gobe ainda outra peleja contra os filisteus; então Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era dos filhos do gigante.

19 Houve mais outra peleja contra os filisteus em Gobe; e El-Hanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu Golias, o giteu, de cuja lança era a haste como órgão de tecelão.

20 Houve ainda também outra peleja em Gate, onde estava um homem de alta estatura, que tinha em cada mão seis dedos, e em cada pé outros seis, vinte e quatro ao todo, e também este nascera do gigante.

21 E injuriava a Israel; porém Jônatas, filho de Simei, irmão de Davi, o feriu.

22 Estes quatro nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos.”

E Agora conosco também será da mesma forma. Basta tão somente colocarmos nossa credibilidade em Deus e saber que para Ele NADA É IMPOSSÍVEL. Venceremos não um, mais VÁRIOS E VÁRIOS problemas pequenos, e grandes e também gigantes em nossas vidas.

Pense nisto. Deus abençoe e até a próxima mensagem!

Mania Cristã: Nosso orgulho. Seu blog!


Nenhum comentário:

Publicidade: