Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mensagem do Mês de Aniversário 4: Máscaras

(Foto: drama.jpg Original do site: www.southalabama.edu)

Nos bailes lúdicos e em carnavais se vem muitas máscaras coloridas e até mesmo bonitas de se verem. A palavra tem, provavelmente, origem no latim mascus ou masca = "fantasma", ou no árabe maskharah = "palhaço", "homem disfarçado". E as máscaras têm diversas finalidades. Como disfarces, adereços para danças, símbolo de identificação, representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais ou rosto de algum animal, entre outros.

Na vida cotidiana apresentamos nosso jeito de ser para as pessoas. Alguns são brincalhões. Outros sérios. Às vezes somos obrigados a mostrar quem não somos ou bem diria: disfarçar para agradar alguém ou até mesmo para se sair de uma enrascada.

Nesta mensagem de hoje iremos abordar sobre o significado de usarmos máscaras em determinadas situações da vida. Iremos entender porque isto acontece e que se é ou não necessário apresentarmos um segundo “rosto”.

FINGINDO...

“(...) Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate.

Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares? E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate. Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba. Então disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim? Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este para que fizesse doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?” (1 Sm 21: 10 a 15)

Nesta inusitada história o destemido Davi ao temer diante de uma situação se finge de maluco para poder se fugir de um mal. Em determinadas situações nós fugimos sim. Porque os problemas as vezes se mostram tão perigosos que somos confundidos pelo nosso próprio medo a ponto de “colocarmos máscaras” para termos um escape.

Ter de fingir algo é necessário nos dias de hoje. Se pensarmos pelo ponto de vista geral, estaremos super errados em sermos assim. Mas questão de sabedoria é fingir em alguns casos. Talvez se Davi quisesse realmente carregar o título de “Vencedor de Dez mil homens” o rei pudesse fazer mal a ele. E ele não queria isto. No mundo de hoje, se chega a nós nosso chefe e diz algo ruim a nós e damos a entender que não estamos satisfeitos, poderemos acabar criando um motivo para uma demissão. Ruim é ter que dizer que está bom quando se está ruim.

Na Palavra de Deus também encontramos o exemplo da mulher sunamita. Que dizia ao servo de Elias que tudo estava bem quando que na verdade seu filho acabara de morrer. E por que tudo isto? Ora, fingir algo pode ser bom como nos casos citados acima. Porque o fato da mulher sunamita ter dito aquelas palavras foi para um propósito específico. Porém isto não deve ser confundido com “dupla-face” ou “Duas-caras” como se é muito visto. Ou seja, é o tipo de pessoa que rir para alguém, mas o pensamento está em destruí-la. Ou então fala bem diante deste alguém e por detrás está apunhalando.

A questão de usar máscara não combina com um cristão. Precisa-se haver uma autenticidade em tudo isto. Precisamos ser o que somos em qualquer lugar que estejamos. Precisa haver submissão mesmo não gostando do que se ouviu? Sim, porém não se deve deixar que isto nos leve a sermos pessoas que fale mal por detrás. Os jovens precisam escutar a repreensão? Sim. Mesmo não gostando? Sim, mesmo não gostando.

JESUS NÃO USAVA MÁSCARAS

Como de comum se ver, nas histórias em quadrinhos e nos filmes de super-heróis, nós vemos pessoas ou seres com poderes ou habilidades usando fantasias ou máscaras para poder disfarçar sua vida num super-herói e as vezes voltar a ser normal. Jesus, o nosso maior herói. Não usava fantasias. Nem fisicamente, nem espiritualmente. Certa vez Jesus soube que as pessoas andavam especulando sobre sua identidade:

"E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou. E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus." (Lucas 9:18 a 20)

Na verdade Jesus nunca negou quem era e porque estava entre os seres humanos. Ele veio para salvar-nos dos nossos pecados. Para que no lugar de nossas vidas, a vida Dele que fosse então entregue.

Precisamos saber ser honestos com nossos irmãos e amigos e também com nossas autoridades. Saber sermos nós mesmos é bom para que a confiança das pessoas para conosco seja forte. Precisamos assumir nossa identidade de cristão aonde formos. E precisamos dar bom exemplo para que através de nossas vidas, outras pessoas venham nos mirar e ser também seguidoras de Jesus.

CONCLUSÃO

Máscara é disfarce. Não podemos ficar disfarçados, pois as situações que vêm e até mesmo o maior inimigo de nossas vidas, Satanás, saberá quem somos. Portanto é tempo de manter nossas identidades. Não viver uma vida surreal, completamente por aparências. Deixar então de falar que não faz e que não fala algo, que quando na verdade fala e faz! Jesus pode ajudar-nos a sermos melhores. Então todo aquele que tiver sede disto venha até a Ele e beba.

Pense nisto...


(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1scara)

Deus abençoe e até a próxima mensagem!

Mania Crista: Nosso orgulho. Seu blog!

Nenhum comentário:

Publicidade: