Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

domingo, 23 de novembro de 2008

Mensagem do Mês de Aniversário 23: Os jovens e seus pais

(Foto:Pais e Filhos.jpg Link de origem:http://www.amorese.com.br/Boletins/CONFISSOES/Site/Blog/99BB8B85-5471-4F05-8C0A-815F244E2740.html)

"OUVI, filhos , a correção do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência" ( Provérbios 4.1)

Nesta mensagem de hoje ( Que afinal já são 51 postagens já publicadas este ano!) iremos tratar a respeito dos jovens e seus pais. Iremos abordar o assunto focando a influência de um pai e de uma mãe ou até mesmo de uma figura paterna ou materna. Falaremos de pais e mães severos e também falaremos sobre a figura de Deus como Pai. Visando um compreendimento melhor e também um crescimento em leitura e poder de nosso Senhor Jesus. Boa leitura.



UM EXEMPLO A SER SEGUIDO



"Eu e o Pai somos um. " (João 10.30)

Todo o pai deseja o melhor para o seu filho. Deseja que este de alguma forma o traga orgulho e o faça valer seus cuidados. O maior orgulho de um pai é saber que seu filho se tornou alguém melhor do que ele foi a ponto de dar continuação a família.

Em toda a vida de Jesus Cristo como ser humano, Ele procurou demonstrar seu amor para com seu Pai Celeste. De certa forma Jesus Cristo sempre foi inspirado por seu Pai para poder realizar seus milagres e divulgar seus ensinamentos. Jesus Cristo foi um seguidor fiel de seu Pai. Melhor, ele foi uma autêntica representação Sua.

O papel do pai é conhecer seu filho. Saber seus passos e o guiar pelos caminhos corretos. Ensinar o que se deve fazer de certo implica em corrigir as coisas errôneas ou então ensinar o filho a se desviar do mal.


"Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. " (João 10.15)"


O jovem de hoje em dia pode ver seu pai (lembrando que também pode ser para mães) como duas pessoas: Um conservador ou um "paizão". O conservador ao ponto de vista jovem é tido como um pai que quer controlar tudo, marcar horário dos compromissos e das saídas e também "pegar no pé". Já o "paizão" seria aquele pai que dá mais carinho, é amoroso e sabe lhe dar com seu filho de maneira amigável. No entanto não se pode mudar os pais que se tem.

A nossa personalidade muito se cresce de onde parte nossa fonte de exemplo. Já que não se pode mudar os pais. Pode sim decidir seguir ou não o exemplo destes. Porém é irrevogável que não se extraia alguns traços de caráter de seus pais. Eles são exemplos. Quer sejam bons ou maus.


MAUS PAIS

Em base no tópico anterior, existem os pais bons e os pais maus. Outros mais duros e outros mais maleáveis de se conviver. O jovem que quer ter paz dentro de sua casa precisa saber respeitar melhor seus pais. Mesmo não havendo razão alguma em seus pais, seus lábios não devem deixar de lado o respeito e esperar pelo momento correto de conversar. Jamais tente ter razão sobre seus pais durante uma repreensão. Tente depois conversar e explicar seu ponto de vista. Se sua mãe não aceitar ou seu pai ainda não querer nem saber. Não insista. Deixe que Deus faça a obra.

Existem situações aonde os pais realmente não dão um pingo de bom exemplo. Uns cometem delitos, batem por qualquer motivo, possuem vícios ou maltrata ou trai a esposa. Realmente não se deve seguir o exemplo. Deve sim, possuir toda a compaixão na hora em que for orar e pedir a Deus que tenha misericórdia e que salve esta alma através de seu poder. Deus irá atentar para isto e fará justiça em sua vida.

Certeza se há de que todo o pai, mesmo sendo mau, deseja o melhor para seu filho. As vezes há também uma falta de compreensão da parte do jovem. Os podem até ser melhores, mas muita das vezes o indivíduo chega e nem se quer dá boa noite. Se pergunta como foi o dia já é motivo de discussão e de lançamento de palavras de ofensa. Prestem atenção nestes 3 versículos de filhos para pais:

Efésios 6:

"1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. "


Explicando: Obedecer aos pais no Senhor está se referindo ao jovem obedecer a seus pais segundo a Palavra de Deus. Isto se explica em uma pergunta: Se seus pais não são crentes e desejam que você não vá a igreja. Você deixaria de ir? A resposta é SIM! Porém você não deixará de meditar na palavra e também em oração. Deus não está longe para que não possa ver isto. Ele mesmo diz na palavra no primeiro versículo:

"1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. "

Dê honra, orgulho a seus pais. Eles se sentirão muito felizes. E de acordo com a carta escrita aos crentes que viviam em Efésios, as coisas também irão melhorar em sua vida. E a longa vida sobre esta terra será sua amiga.

Porém os pais precisam atentar para este versículo:

"4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. "

Estes versículos e estes ensinamentos presentes na Bíblia são simplesmente para que uma relação entre o jovem e seus pais sejam reflexo da relação entre Jesus e Deus.

UM DEUS QUE É PAI.

Agora que falamos dos pais que estão por toda a terra. Porque não falar do Pai?

"Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito." (Jeremias 31.9)

Deus mesmo se considera como Pai devido aos seus cuidados para com as pessoas da terra. O seu amor se tornou inevitável por nós. Pois Ele deu Jesus Cristo para que este levasse nossos pecados na cruz e morresse por nós. Salvando-nos a vida.

Deus é verdadeiramente como um pai para nós. E da mesma forma que nos apresenta um bom exemplo, é capaz de nos conceder TUDO o que pedirmos a Ele em oração e acreditando. Porém Ele deseja que nós o adoremos. Que nos entreguemos de coração em uma vida com Ele.

Deus nos ajuda a atravessarmos momentos difíceis, assim como um pai leva no colo ou então nos ajuda a se levantar quando caímos no chão.


"Virão com choro, e com súplicas os levarei (Nós como filhos); guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão (ou seja, passaremos pelos problemas de uma maneira segura), porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito."



CONCLUSÃO

"E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. (Malaquias 4.6)"

A vontade de Deus é que realmente pais e filhos venham ter um bom relacionamento entre si. Pois assim as bênçãos de Deus irão vir sobre a vida do jovem que obedece aos mandamentos de seus pais. E dos pais que recebem em seus corações o mandamento de seu Pai.
As vezes obedecer parece ser mais difícil. E nem sempre ouviremos coisas fáceis. Mas obedecer o que nos é mandado nos entregará no futuro diversas bênçãos.
Esperamos que com estas palavras contidas aqui nesta mensagem venham trazer reflexão entre os jovens realmente interessados em ter uma vida duraroura sobre a terra e aos pais que querem ver o bem de seus filhos. Deus abençoe a todos.


PenseM nisto...

Mania Cristã: Nosso orgulho. Seu blog!

Nenhum comentário:

Publicidade: