Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mensagem do Mês de Aniversário 27: Medo


(Foto:medo-1003081.jpg Link de origem:http://eblooks.wordpress.com/2008/06/18/ele-tem-medo/)


"Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia"(Salmos 91.5)

Nesta mensagem de hoje iremos abordar a respeito do sentimento medo e sua aplicação na vida de um cristão. E também iremos à luz da Palavra de Deus encontrar soluções que irão ajudar a controlar o medo. que muita das vezes abala nossa conduta a ponto de nos retirar a fé nas coisas futuras ou no agir de Deus no tempo presente. Esperamos que esta mensagem venha edificar a sua vida em nome de Jesus.


COMO NASCE O MEDO?


Segundo o site de pesquisas Wikipédia:

"O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto como psicologicamente.

(...) É uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir (...)"


Podemos entender que o medo é uma resposta do nosso cérebro indicando se algo é ruim ou bom para nós. O que muita das vezes nos proporciona a fazermos coisas que julgamos impossíveis. Como vimos o medo pode gerar um ânimo o suficiente para fazer uma pessoa que quase não consegue correr, correr mais do que pode para poder escapar de algo. Poderíamos até dizer que este é um sistema de defesa nosso e algo também natural.


QUANDO O MEDO AGE...


Como de se saber existem diversos tipos de medos. E Cada um dos medos que existem, tem-se então a função de nos manter afastados daquilo que tememos. Isto por defesa ou por falta de recursos físicos ou psicológicos para enfrentar no momento.

Apesar de ser algo natuaral, porém nem sempre devemos estar fugindo de algo adverso a nós. Porque existem muitas situações aonde nos depararemos com uma situação que se nós não tomarmos uma providência, nada se resolverá e poderemos até levar o medo à fobia. Que é um estado calamitoso da situação.

O medo muita das vezes nos faz sentirmos covardes e também pode até chegar a nos deixar constrangidos. Nos faz sentir sermos incapazes de lutar contra nossas fraquezas e aquilo que nos assusta. Este também é capaz de gerar dúvidas e ansiedades ou até mesmo imaginações falsas sobre algo.

Por exemplo: Somos capazes de visualizar nitidamente a perda de um ente querido quando este demora a chegar em casa ou demora a ligar. Pois é. Medo é exatamente algo que está em nossas mentes capazes de controlar nossas reações emocionais. Criando então "vídeos" que mostram ilusões.

Mas medos desta forma se forem controlados poderão até ser úteis para modelar nosso jeito de ser e de agir. Agora e quando o medo toma conta da vida espiritual? o que se fazer?


JESUS E O MEDO


Jesus Cristo também sentiu medo antes de ser crucificado. Medo a ponto de o fazer suar sangue. Porém Jesus passou por tudo isto e VENCEU! Sabe como Ele venceu sua limitação humana? Crendo em Deus E ORANDO a Ele.


"42 Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. (Lucas 22)"


Segundo o Dicionário Aurélio medo é:

1.
Sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça; susto, pavor, temor, terror.
2.
V. receio (1 e 2).

Então ao perceber isto sabemos que apesar de termos medos, Eles são naturais. Situações de angústia, de agonia que no faz ficar à espera de algo. E este era o caso de Jesus Cristo. Porque este já tudo sabia do que estava para acontecer. Basta no momento guardar-nos de tentações e seguirmos em frente em rumo à melhoria.



VENCENDO OS MEDOS - CONCLUSÃO DO ASSUNTO

Uma das formas que pessoalmente acredito de se vencer o medo é ter crença em Deus. Segundo é acreditar que somos capazes. confiar no nosso Senhor e nos nossos talentos e habilidades.


"A Bíblia fala que podemos todas coisas naquele que nos fortalece." (Filipenses 4.13)


Perceba que no versículo que conta sobre Jesus, falava que um anjo o FORTALECIA.
(43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. )Este anjo poderia ser o próprio Espírito Santo através de Deus enviando o consolamento necessário e também INCENTIVANDO A CONTINUAR EM FRENTE. Jesus tinha que vencer o mundo e cumprir toda a vontade do Pai. Portanto assim foi feito.

Deus também quer nos dá este momento de fortaleza. Nos momentos de medo e de angústia em nossas vidas. Em momentos aonde se chega o ponto de perder tempo e a paciência. Momentos aonde o medo nos afasta de nosso Senhor. É aí que se nós ORARMOS iremos ter esta resposta para nos prontificar a enfrentar as "cruxificações da vida" do dia-a-dia.

Nossos medos são capazes de nos impedir de seguir uma vida com Jesus. Costuma-se dizer por alguns cantores que seguir a Cristo é deixar a sua zona de conforto de embarcar numa viajem turbulenta e cheia de ondas.

O medo impede o agir de Deus em nossas vidas. Se nós pararmos e lembrarmos do momento aonde Jesus acalma a tempestade iremos facilmente perceber que o medo RETIRA TODO O ESPAÇO DA FÉ. E sem fé não há como haver a operação de milagres em sua vida.

Pense nisto

Mania Cristã: Nosso orgulho. Seu blog!

Não percam a maravilhosa conclusão desta série! Dia 30 a partir das 00:00.

Nenhum comentário:

Publicidade: