Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Mensagem do Mês de Aniversário 6: Brigas!

(Foto:0,,11578059-EX,00.jpg Original do site:www.globoesporte.globo.com)

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;” (Filipenses 2.14)

Mais uma mensagem chega até nós. Aqui aprenderemos sobre um assunto que faz parte das pessoas: as brigas e contendas. Um assunto que poderá ajudar a entender melhor como começa uma discussão, que gera em uma discórdia. Vamos entender sobre aquele ditado que diz: “Quando um não quer, não brigam”. E também vamos adquirir ajuda à luz da Palavra de Deus para aprendermos a evitar muitas confusões. Desde as simples as mais perturbadoras.



A ORIGEM DE UMA CONFUSÃO


Ouvir o que não gosta. Acusações, zombarias, ciúmes, apostas, entre outras, são alguns dos motivos que leva duas ou mais pessoas a discutirem, brigarem ou até mesmo tirar a vida de alguém. É desagradável por demais ter que passar por uma situação como esta. E até mesmo às vezes parece que somos “forçados” a entrar na discussão porque a ira “eleva a temperatura do sangue” fazendo com que participemos da confusão.

Precisamos estar preparados em nossas mentes para saber lidar com isto e começar a colocar em prática para que nada de ruim venha suceder a você e também evitar a magoar as pessoas, principalmente as que se ama com palavras duras.




“QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM"


Este dito popular é uma verdade a ser analisada calmamente. Será que existe o querer brigar? A resposta é sim. Mesmo que contra a vontade nós podemos criar o “querer brigar” devido à raiva que se excede durante “o calor” da troca de palavras ofensivas. O segredo para se evitar verdadeiramente é controlar a ira. Saber evitar a raiva excessiva é algo tão lucrativo que poderia evitar MUITAS discussões.

Outro ponto muito importante para se evitar a briga seria o provocar a briga. É necessário ter prudência e controle no falar para que isto não venha irar as outras pessoas. Brincadeiras, conselhos e até mesmo falar verdades para a pessoa poderia causar em alguém uma grande revolta em nós. É preciso então ter consciência do que estará falando e esperar o melhor momento para pronunciar. Também evitar fazer as coisas que uma pessoa detesta a ajuda a ficar em paz com a gente.



A PALAVRA DE DEUS EM AÇÃO DISTO.


A Bíblia Sagrada está rica em versículos acerca deste assunto. Vejamos um versículo que interpreta a ação do que não tem paciência e do que tem a calma necessária:

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânime apaziguará a luta.” (Provérbios 15:18)

Iracundo significa, segundo o dicionário Aurélio: a pessoa que tende a se irar ou até mesmo uma pessoa enfurecida. Quanto ao longânime, significa: a pessoa que tem a paciência adequada para o momento da luta (ou das confusões, que então daria o mesmo sentido aqui). Portanto precisamos aprender este pequeno detalhe para que venhamos finalmente dar um fim ao caso.

Segundo a Bíblia também, a ira é um sentimento natural de todo o ser humano. Não é pecado se irar. Pecado seria deixar que a ira dominasse a situação e causasse todo o estrago.


"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. " (Efésios 4:16)

Raiva! Ira! é o que brota em nossas cabeças quando falam contra nós. Quando nos humilham, quando gritam conosco, ou zombam de nós e muitas outras coisas que podemos passar em nossos dias de vida. Coisas que certamente irão nos conduzir a este sentimento tão perigoso.

A palavra em Efésios é clara: Não se ponha o sol sobre a vossa ira. O que seria o sol aqui? Seria o tal "calor" e "elevação” da confusão mencionada anteriormente. Porque na verdade sabemos que a ira pode fazer coisas terríveis e o resultado final dela NUNCA é bom. Sempre sairá alguém machucado com tudo isto. E devemos ter cuidado mais ainda, porque até nós mesmos poderemos sair assim.

"Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)




CONCLUINDO O ASSUNTO...


Não dar lugar a raiva em excesso, calar-se quando for necessário e escolher as melhores palavras na hora de falar, são armas poderosas para evitar uma terrível confusão. Saiba conversar. Tenha mais paciência com a pessoa próxima a você. Ore em favor da vida desta pessoa. Seja atencioso(a) e mostre que você é representante de Jesus Cristo e seguidor de suas palavras. No calor da confusão confie em Deus e tudo dará certo.

"O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará." (Provérbios 28.25)




Pense nisto...

Deus abençoe e até a próxima mensagem!

Mania Crista: Nosso orgulho. Seu blog!

Nenhum comentário:

Publicidade: