Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Tristeza





Encontrei um versículo muito curioso na bíblia e resolvi estudar um pouco mais sobre ele:

"Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração." (Eclesiastes 7.3)

Tristeza~Riso... Não é muito bom estarmos rindo em uma festa, uma comemoração aonde vemos nossos amigos e também as pessoas que amamos em nossa volta?Porque então ficar triste seria melhor?Pensei comigo e fiquei me perguntando até que me veio ao entendimento procurar sobre este assunto na Internet:

“Tristeza ou desgosto é um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria. A tristeza pode causar reações físicas como depressão nervosa, choro, insônia, falta de apetite, e ainda, reações emocionais, como o arrependimento (...)“A tristeza pode ser a conseqüência de emoções como o egoísmo, a insegurança, a baixa auto-estima, a inveja e a desilusão. São emoções que, quando não são tratadas logo, podem terminar gerando tristeza, ou em casos extremos a depressão nervosa (...)”

Em outras traduções eu encontrei a palavra “mágoa” ao invés de tristeza e percebi ao ler a definição que é assim mesmo que nós nos sentimos diante de coisas que nos sobrevêm diariamente. Fatos, palavras ou coisas que vemos em que nos causa vontade de chorar, falta de vontade de comer e ainda mais o que me chamou a atenção: O arrependimento. Então diante desta definição percebi que a tristeza tem a ver com o arrependimento. Mas que isto não fique nas palavras encontradas na Internet, mas também na bíblia:

“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. (2 Coríntios 7.10)”

Então fica claro que Esta tristeza que sentimos é também causadora de arrependimento por algo. Ficamos arrependidos por falar coisas ruins para pessoas que amamos, ficamos arrependidos por tantas outras coisas em que só mesmo nós para sabermos tão bem. Mas diante deste arrependimento causado pela tristeza, Deus quer agir. Deus quer te colocar de pé. Sei muitíssimo bem o que é estar triste por alguma coisa. Mas nada me adianta ficar quieto pelos cantos senão levantar para os céus e gritar pelo nome de Jesus!

“ Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR. Escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.Aguardo ao SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã. Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção. E ele remirá a Israel de todas as suas iniqüidades.” (Salmo 130)

Observe o contexto deste salmo em um trecho que diz: “Espere Israel no Senhor...” Este trecho em diante me mostra que o autor deste salmo diz para que o povo de Israel espere em Deus, e também dá um porquê, que é pelo fato de Deus ter misericórdia e abundante redenção. E que ainda remirá Israel de todas as iniqüidades. Então para que este autor afirme isto ele deve ter tido momentos de extrema tristeza e Deus o ajudou nesta situação. E eu bem sei que se Deus ajudou o salmista, também ele pode me ajudar. Mas para isto basta eu acreditar que eu posso ser livre desta situação, aprender com ela e ter mais experiência. É difícil por demais superar as dores que são causadas. É difícil suportar muita das vezes a tristeza. Mas Deus é capaz de mudar tudo... E eu creio nele. Eu sinto esta palavra tocar em minha vida e sei também que vai fazer o mesmo contigo. Pode acreditar!Posso acreditar que no tempo certo, a oração que você faz: “Me ajuda! Meu Deus” vai se converter em “Glórias a Deus!” Creia nisto! É só uma questão de tempo...
“Pode um choro durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhecer...”

Mesmo que “esta noite” dure muitos dias, meses ou até mesmo anos, Deus promete em Sua Palavra que virá a alegria pelo “amanhecer”

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tristeza




Equipe Mania Cristã
www.maniacrista.com.br

*Política de Cópia ou publicação de textos deste Site:
O material aqui divulgado é totalmente livre. Só pedimos que as MENSAGENS sejam copiadas com os créditos do nosso site. Obrigado por nos visitar!*

Nenhum comentário:

Publicidade: