Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mensagem de Aniversário 12: Compromisso (12-11-08)





Nós vivemos as nossas vidas com as nossas atividades a cada dia. Somos responsáveis por executar tarefas no nosso trabalho ou na escola ou até mesmo dentro de uma comunidade ou em casa. Estas tarefas podem ser árduas ou leves. Podem ser em grupos ou por nós somente. Às vezes estas tarefas são tão importantes que muitas das vezes planejamos como resolver antes. De qualquer forma nós assumimos automaticamente um COMPROMISSO.



Nesta mensagem de hoje iremos abordar sobre o Cristão e seus compromissos. Iremos abordar alguns assuntos que irão ajudar-nos a entender mais sobre esta palavra de acordo com o que Deus pensa através de suas Escrituras. Iremos trazer ao nosso viver mais esta lição que nos tornará pessoas melhores para a Glória de Deus.

 

 

AS PESSOAS E SEUS COMPROMISSOS

 

 

A palavra compromisso de acordo com o Dicionário Aurélio, significa: Obrigação, dívida, promessa ou trato a ser cumprido. Vemos então que ao assumirmos um compromisso com alguém ou com alguma coisa, devemos estar sempre atentos para cumprir.

Quaisquer pessoas sabem de suas obrigações. Lição de casa, tarefas domésticas. Trabalhos e encontros requerem da pessoa uma presença infalível para que se concluam as coisas.

Se eu marcar algo em minha cabeça ou até mesmo ligar para alguém vir se encontrar comigo em algum lugar, eu diante de uma postura correta irei comparecer ao encontro, ou então irei realizar aquilo que marquei. Porém nem sempre conseguimos ser desta forma. Isto porque existem IMPREVISTOS que surgem propositalmente para desmarcar ou então frustrar nossos planos. E muitas das vezes nos passamos como pessoas descompromissadas. Mas é provável que este desencontro não tenha sido por imprevistos. Talvez seja por FALTA DE COMPROMISSO COM SUA PRÓPRIA PALAVRA.

 

Pela falta de zelar pelo que fala ou então pelo que faz, cria esta imagem de relaxado ou desorganizado. Deus diante desta situação quer nos ensinar algo:

 

“O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.”

(Mateus 12. 35 a 37)

 

Mediante a este versículo final do texto lido acima, vemos o quanto é importante mantermos intactas todas as palavras de compromisso.

 

 

DEUS E SEUS COMPROMISSOS

 

 

Será que Deus também assumiu compromissos com a humanidade? SIM! Deus de fato ensina e nos requere algo que Ele mesmo vive. Ao analisarmos bem os textos da Bíblia percebemos que existe a palavra “Aliança” mencionada várias vezes. Esta palavra diz também em um de seus significados segundo o Dicionário Aurélio: pacto, união ou acordo. Ao lermos as palavras acordo ou pacto, lembramos comprometimento ou de algum laço especial, algo sério. E Deus leva MUITO a sério quando o assunto é COMPROMISSO.

Deus fez alianças com muitos de seus filhos no passado. Como Noé. Que mesmo diante do dilúvio o propôs construir uma arca para que salvasse ele e sua casa. E confirmou mais tarde que iria confirmar suas palavras através de um arco sobre as nuvens ( o que chamamos de arco-íris).

 

“(..)E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo:

E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.

E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra.

E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.

E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.

O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.

E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.

Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; ( Gênesis 9.8 a 15)”


 

 

Depois também veio a firmar uma aliança com Abrão. O prometendo um filho. Depois de anos passados, veio então o Senhor com seu poder e fez Sarah mesmo já envelhecida se tornar mãe de um filho. E Deus ainda mais confirmou a descendência de Abrão como as estrelas do céu. E por se tornar como um Pai para toda esta descendência, deu-lhe o nome de Abraão.

 

 

DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?

Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.

Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates; (Gênesis 15. 1 a 6; 18)

“SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.

Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:

Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;

E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;

E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;

E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.

E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.

Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. (Gênesis 17. 1 a 9)”

 

Deus então NUNCA se esquece daquilo que prometeu a seus filhos. A palavra de Deus jamais passará. O que Ele falou ele cumpriu:

“E O SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.

concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.

E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.

E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.

E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.

E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.

Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice.” (Gênesis 21. 1 a 7)




 

CONCLUSÃO

 

 

Se nos colocamos como pessoas que conhece a Deus e que quer viver uma vida reta diante do SENHOR, precisa antes de tudo ter COMPROMISSO.

Compromisso com os pais, com suas tarefas, com SUA PALAVRA e também com COMPROMISSO COM DEUS. Porque se assumimos sua vontade em nossas vidas, de certo seremos como Noé e Abraão. Ambos foram tementes e procuravam mesmo com suas falhas e problemas pessoais, seguir a Deus e manter uma vida de comprometimento Divino. Basta então sermos pessoas pré dispostas a nos esforçar e alcançar o favor do Rei Jesus.

 

 

Pense nisto.

 

Deus abençoe e até a próxima mensagem!



Equipe Mania Cristã
www.maniacrista.com.br

*Política de Cópia ou publicação de textos deste Site:
O material aqui divulgado é totalmente livre. Só pedimos que as MENSAGENS sejam copiadas com os créditos do nosso site. Obrigado por nos visitar!*

Nenhum comentário:

Publicidade: