Olá! Bem vindo!

Meu nome é Bruno. Desejo que você encontre aqui algum texto que possa lhe oferecer ajuda e lhe trazer boas reflexões. Deus abençoe.

Se quiser conversar, desabafar, dar testemunho ou divulgar alguma pregação/mensagem; mande um e-mail para: mendeson@gmail.com

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mensagem de aniversário 2: Amor x Paixão (02-11-2008)





(Foto: y1pyud9ASGrYV_(...) Original do site:http://byfiles.storage.msn.com)


" Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. " ( II Timóteo 2:22)


Há muito tempo tenho ouvido falar a respeito deste conflito. É estranho como o efeito de cada um é capaz de realizar na vida do ser humano. Diante deste tal efeito, a mensagem de hoje irá procurar esclarecer a diferença entre se apaixonar e amar, e com certeza te acrescentará em conhecimento.

A paixão e o amor de acordo com o Dicionário Aurélio, significam muitas coisas. Entre elas podemos destacar alguns muito interessantes que valem a pena serem analisados:

Paixão: Um sentimento ou emoção em alto grau de intensidade que se sobrepõe a lucidez e a razão, e um afeto dominador e cego. A paixão também pode ser sinônima de desgosto e mágoa.

Amor: É um sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção extrema. É um sentimento terno ou ardente de uma pessoa por outra, e que engloba também a atração física. Implica em: Afeição, amizade, carinho, simpatia e ternura. Pode ser Inclinação ou apego profundo a algum valor ou a alguma coisa que proporcione prazer. E por último: muito cuidado; zelo, carinho.

Diante desta explicação retirada do dicionário, podemos perceber como são fortes os dois sentimentos.

AMOR À PRIMEIRA VISTA EXISTE?


Segundo a bíblia temos uma história que com certeza lembraria muito esta frase. Esta passagem está em Gênesis capítulo 29 e verso 10 e 11:

"(...)E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas .


E Jacó beijou a Raquel, e levantou a sua voz e chorou (...)."


Ao ler estes versículos, se notarmos com muito cuidado percebemos que quando Jacó levanta a sua voz e chora, dá-se a entender que isto seria uma felicidade de amor à primeira vista. Mas note que também após este encontro feliz, Raquel foi então a sua casa contar a seu pai sobre Jacó.

" (...)E aconteceu que, ouvindo Labão as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e beijou-o, e levou-o à sua casa; e ele contou a Labão todas estas coisas.


Então Labão disse-lhe: Verdadeiramente és tu o meu osso e a minha carne. E ficou com ele um mês inteiro.


Depois disse Labão a Jacó: Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário. (...)


E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.


Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo.


Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava (...)"


Note que Jacó ficou muitos dias na casa de Raquel e seu futuro sogro. Sendo assim, eles possuíram um tempo para se conhecerem e até mesmo se aproximarem um do outro. Então ao conhecer definitivamente a sua futura esposa Raquel e ficou certo de que era ela a sua mulher, então decidiu pagar o preço que fosse necessário para obtê-la.

Concluindo: É possível existir amor a primeira vista? Concorda-se que é impossível amar sem conhecer. O que na verdade existiu mesmo nesta história foi uma Paixão. O que aconteceu também nesta história foi uma transformação da paixão em amor verdadeiro.




OS DOIS LADOS DA PAIXÃO




A paixão é uma sensação que possui dois lados: um bom e outro ruim. O lado bom seria o poder dela se transformar em amor verdadeiro. Como foi visto no exemplo de Jacó com sua amada Raquel. Convém dizer que com base nisto, apaixonar-se é bom. Porém não deve ser mantida para que não venha se tornar um mau sentimento.

Uma paixão é ruim porque a mesma provoca a maioria dos ciúmes, desconfianças, inseguranças e até mesmo proporciona ao seu mantenedor uma sensação péssima por causa de quaisquer coisas relacionadas à outra pessoa. Vale dizer também que quando se está apaixonado o mundo em volta não interessa mais. Os amigos são afastados. O emprego fica comprometido e a família então, nem se fala. Qualquer opinião que não agrada é motivo de rebelião, e os defeitos da outra pessoa são deixados de lado. Então também é valido falar que o sentimento que é cego é a paixão e não o amor. A opinião da bíblia diz o seguinte sobre a paixão:

"Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;


Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. (I Tessalonicenses 4: 4 e 5) ".


" Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. " ( II Timóteo 2:22)




O AMOR E SUA EXCELÊNCIA

 

Na bíblia existe um momento aonde o amor (ou caridade em algumas traduções) é descrito com uma inteira clareza e objetividade. Com certeza este texto está em:

I Coríntios 13:

"1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.


2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.


3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.


4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.


5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;


6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;


7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; (...)"


O amor, segundo o último versículo citado, não se explica, se vive. Porque este é até mais forte do que a ciência e do que as línguas das pessoas. Se você decidiu amar alguém, então você acaba de aderir a uma missão aonde vais sofrer. Além de acreditar e perdoar a pessoa que ama. Está pronto para isto? Claro, você não vai ficar sem recompensas. A sua recompensa será a felicidade da pessoa que amas. É complicado se você realmente não amar quem está contigo.

Portanto se você deseja ter uma vida de felicidade com a pessoa que você escolheu, a primeira recomendação (se não for a mais importante de todas) é AMAR.

 

CONCLUSÃO

 

Paixão deve passar... Deve ser converter em amor. E isto é, dos dois lados. Senão for feito assim, não tem acordo. Mas também saiba esperar, pois o amor também TUDO espera. Medite nisto e viva melhor seu relacionamento.

Fique na paz!

Até a próxima mensagem!



Equipe Mania Cristã
www.maniacrista.com.br

*Política de Cópia ou publicação de textos deste Site:
O material aqui divulgado é totalmente livre. Só pedimos que as MENSAGENS sejam copiadas com os créditos do nosso site. Obrigado por nos visitar!*

Nenhum comentário:

Publicidade: